O que deve passar na cabeça de pessoas que cometem esses tipos de erros que causa um prejuízo alarmante em 2015, além do desconforto e o risco de não se ter local apropriado para descarte de lixo. É o que custa aos cofres da Prefeitura de Cariacica a destruição e vandalismo de lixeiras e caixas contêineres. Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), foram muitas destruições.
Quem perde com isso é a população que fica à mercê de risco de contaminação de doenças e focos de mosquito transmissor de dengue, zika e chikungunya. “A reposição desses materiais chega a custar, anualmente, em média, o valor de uma praça de lazer para o município. Infelizmente, muitos não encaram o bem público como um bem comum, que é algo que pertence a todos nós e requer um uso consciente para que a durabilidade desse material seja plena”, comenta o gerente de Serviços Públicos, Renato Terra.
Denúncia
O ato de destruir lixeiras se enquadra na categoria das infrações ambientais e contra o patrimônio público. Conforme o Código Penal, Lei Nº 2.848/40, a destruição do patrimônio público é crime tipificado no artigo 163, que sujeita o infrator a pena de detenção, de seis meses a três anos, multa, além da pena correspondente à violência.
Os moradores devem denunciar tal vandalismo para que os infratores sejam punidos. Não deixe que faça de nossa cidade que não seja o melhor, precisamos valorizar o que podemos ter......
Dados compartilhado do site da Prefeitura de Cariacica que se preocupa com o nosso dia a dia...