domingo, 9 de dezembro de 2012

As Redes Sociais e a prevenção do uso de drogas




O uso de drogas tem se revelado como um importante problema de saúde pública com enorme repercussão social e econômica para a sociedade contemporânea. Não obstante os esforços do poder público e da sociedade civil na busca de alternativas, o aumento do consumo e a precocidade com que os jovens vêm experimentando vários tipos de drogas, alertam especialistas para uma direção comum: é preciso prevenir! Prevenir no sentido de educar o indivíduo para assumir atitudes responsáveis na identificação e no manejo de situações de risco que possam ameaçar a opção pela vida.

Essa visão de prevenção enfatiza a adoção da educação não apenas como um “pacote” cumulativo de informações sobre drogas, mas como um processo contínuo de aprendizagem voltado para o desenvolvimento de habilidades psicossociais que permitam um crescimento social e afetivo equilibrado ao indivíduo.

A articulação de diferentes pontos da rede social pode otimizar espaços de convivência positiva que favoreçam a troca de experiências para a identificação de situações de risco pessoal e possíveis vulnerabilidades sociais, observando que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), são fatores de risco do uso de drogas:
  • ƒƒ ausência de informações adequadas sobre as drogas;
  • ƒƒ insatisfação com a sua qualidade de vida;
  • ƒƒ pouca integração com a família e a sociedade;
  • ƒƒ facilidade de acesso às drogas.

Vamos ficar atentos....

Nenhum comentário:

Postar um comentário