segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Conquistas do campo


Conquistas do campo


As coisas não são fáceis quando se vive no campo, aqui temos depoimentos do meu pai  Antônio Mendes que  relata as mais difíceis rotinas, devido ser o que aprendeu a fazer, sempre esteve ligado á fazenda, parecia dom, mas na verdade foi a falta de oportunidade, e ao mesmo tempo acabou gostando dessa vida que as vezes é tão difícil para muitos, mas para ele não, por exemplo aprendeu à fazer coisas como : tirar leite, montar a cavalo, domar animais da forma que a pessoa quiser, como para fazer prova de três tambores, para fazer passeio ou para correr numa vaquejada, sabe tasquinhar um animal, tosar para melhorar na aparência do bicho e etc. Nesta área dizer que é fácil, estará mentindo, e no início foi muito duro, mesmo assim persistiu e as coisas foi melhorando aos poucos. E hoje pode dizer que tudo está fácil, você acha as coisas tudo com manual, até a forma de tirar leite mudou nas grandes fazendas, passando até a dizer “ Nordenhar” que é a mesma  coisa de tirar leite e como se faz é tão fácil e seguro que qualquer pessoa pode fazer, muito diferente de antes, que teria que enfrentar primeiro a fúria das vacas até elas concederem o momento para tirar o leite.
Então,  o que poderia fazer de melhor para sua família ter mais recursos, onde mora, as coisas são de difícil acesso, mas se comprasse um carro mesmo usado facilitaria para todos! Como estabilidade ou ter um lugar registrado em seu nome? Também era outro objetivo que para executar teria que trabalhar muito. Mas trabalhar nunca foi problema e isso foi se estendendo a partir do momento em que ao chegar a uma fazenda, procurava fazer as coisas corretas e com honestidade. Mas, sempre domava cavalos para outros fazendeiros da região, e com o dinheiro desse trabalho sempre comprou um animal, ou quer dizer um bezerro, porque ficar com dinheiro em mão, poderia ter um risco de gastar, e assim foi por muitos anos, onde morava combinou com o dono da fazenda se poderia deixar seus bezerros criar ali, com isso o tempo passou e um dia vendeu toda aquela manada que já estava bem grande e com o dinheiro comprou um sítio onde mora hoje com sua família, além de ter seu carro, sua casa na cidade, parou de trabalhar para os outros e passou a cuidar dos seus. E assim encerra esse depoimento que vai servir de exemplo para muitas pessoas que acha que vida está tão difícil hoje.

Relatado por Antonio filho ( eu)...

Um comentário:

  1. Muito significativa sua infância Antonio essas lembranças de seu pai, que lindo o que faz de vc esse grande ser humano.

    ResponderExcluir