sábado, 19 de setembro de 2015

Árvores centenárias revelam riquezas na natureza de Viana/ES


São cinco jequitibás branco, uma sapucaia e um pau d´alho que ultrapassaram a casa dos 100 anos de idade cada na Fazenda Jucuruaba.

Imponentes entre centenas de espécies bem novinhas com 10, 20, 30 anos, estão sete árvores que se destacam na Fazenda Experimental 'Reginaldo Conde', em Jucuruaba, Viana, pela quantidade de anos vividos. São cinco jequitibás branco, uma sapucaia e um pau d´alho que ultrapassaram a casa dos 100 anos de idade cada e são considerados monumentos históricos do lugar. Na próxima segunda-feira (21) é celebrado o Dia da Árvore e as histórias destas que são centenárias merece ser contada.
As árvores foram catalogadas pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), que administra a fazenda e registrou um dos jequitibás com 180 anos, 25 metros de altura, seis metros de circunferência e 21 toneladas. “Esta é a árvore mais antiga da fazenda e cinco homens adultos juntos não conseguem abraçá-la”, destacou o supervisor da fazenda, Afonso Carlos Valentim.
Considerando os dados do Incaper, apesar de centenárias, as árvores ainda têm muita vida pela frente, pois os jequitibás podem chegar aos 500 anos. Assim, se compararmos à vida humana e termos como exemplo uma pessoa que alcance os 100 anos de idade, essas árvores são jovens na faixa etária de 20 e poucos anos em plena forma física e fase reprodutiva.
Aliás, os sete exemplares têm contribuído para a manutenção da espécie naquela área de 2,5 alqueires (121 m2) da fazenda, onde está o Centro de Educação Ambiental de Jucuruaba (CEAJ), e também de outros lugares do município. Mudas produzidas ali são distribuídas para o reflorestamento de áreas de nascentes e margens de rios pelo Programa Reflorestar Viana, desenvolvido pela Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, cuja meta é plantar um milhão de mudas, entre várias espécies nativas, até meados do próximo ano.
“Viana conta com mais árvores centenárias espalhadas no município e esse patrimônio é importantíssimo para a manutenção dessas espécies nativas”, destacou o coordenador do programa, Renato Ramalho Mendes. Segundo ele, já foram plantadas 1.500 mudas pelo Programa Reflorestar Viana, como pau d´alho, arueira, palmeiras, jatobá, jequitibá, pau brasil, entre outras, em vários trechos das margens do Rio Formate e em dois sítios na região de São Paulo de Viana e que 150 mil mudas estão em fase de crescimento para reflorestar outras áreas. “Várias mudas plantadas são filhas dessas centenárias”, ressaltou.
As espécies são nativas da Mata Atlântica e podem ser conferidas gratuitamente. Uma dica é aproveitar o Dia da Árvore, na próxima segunda-feira (21), para homenageá-las com uma visita. Na fazenda, uma trilha dá acesso às sete árvores, que estão identificadas e cheias de história, para todos conferirem nos grossos troncos de cada uma, e de belezas, para se registrar em muitos cliques. O agendamento para a visita pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, pelo telefone (27) 3255-3096.
CEAJ
O Centro de Educação Ambiental de Jucuruaba (CEAJ) foi criado pelo Incaper para demonstrar a conservação e recuperação dos recursos naturais e apresentar modelos de exploração sustentáveis, associando a produção agrícola e florestal com o respeito ao meio ambiente. O objetivo é promover o crescimento da consciência e da responsabilidade ambiental, em especial dos produtores rurais.
O Ceaj contempla plantios consorciados de seringueira, palmáceas, sistemas agroflorestais, trilha ecológica em remanescente florestal, arboreto botânico com espécies vegetais nativas e exóticas, bosque de pau-brasil, mata ciliar, entre outras.
No local também são realizadas visitas monitoradas que incluem palestras sobre o meio ambiente, trilha ecológica e de atividades de recreação que promovem a consciência ecológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário